Ética é o conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana dentro da sociedade. Ela é fundamental para que o equilíbrio seja mantido em qualquer ambiente de convívio, mas ganha ainda mais importância quando esse é o ambiente de trabalho.
As empresas seguem os preceitos éticos estabelecidos pela sociedade, assim eles são aplicados em suas regras internas, direcionando para o bom funcionamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos para criar um bom relacionamento entre toda equipe.
São essenciais para esse processo que as instituições possuam VALORES, os quais devem ser bem definidos e divulgados para serem praticados pelos colaboradores, além de promover um AMBIENTE INTERNO saudável e propício para a manutenção da ética.
Praticar ações inconsistentes com a ética e valores da empresa, ou mesmo aceitar que qualquer pessoa de sua estrutura pratique, é inaceitável por uma instituição que preza por transparência e busca destaque no mercado por meio dos seus princípios. Qualquer desvio nesse sentido poderá manchar de forma importante sua imagem e desequilibrar o ambiente organizacional como um todo.
Os profissionais têm papel fundamental na garantia da ética das empresas, não somente pelos valores promovidos por essa instituição, mas principalmente pelos seus próprios valores.
A realidade de nossa sociedade hoje, infelizmente, reflete uma falta generalizada de valores éticos especialmente em determinados segmentos de mercado, o que interfere na credibilidade e, o que é pior, nos resultados das empresas.
Em função desse momento que vivemos, os profissionais de RH estão muito mais atentos a esse ponto, o comportamento ético.
Trabalhar em empresas que preservam e promovem a ética faz com que os colaboradores desenvolvam o sentimento de pertencer a algo muito maior, que efetivamente geram mudança social.
A ética no trabalho pode ser apresentada com diversos pontos da empresa como
- RESPONSABILIDADE, o fato de assumir efetivamente os compromissos;
- INTEGRIDADE, fazer exatamente o que deve ser feito sem qualquer desvio de comportamento;
- RETIDÃO, manutenção de seus princípios e valores independentemente do cenário em que se está inserido;
- MERITOCRACIA, reconhecimento por meio dos resultados e não por afinidade pessoal;
- RESPEITO à diversidade e ao processo como um todo. É preciso cuidar para que os clientes sejam atendidos conforme suas expectativas, e isso deve envolver também a qualidade do trabalho do outro, do trabalho em equipe.
VALORIZE E CULTIVE SEMPRE A CULTURA ÉTICA EM SUA EMPRESA
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