183222.6033
1898826.7564

Autoconhecimento e a Relação Interpessoal

11/10/2018 0 comentários

O autoconhecimento é um dos Cinco Pilares da Relação Interpessoal. Assim como outras áreas de nossas vidas, é fundamental lidar com as emoções de forma ponderada – controlar especialmente impulsos negativos como a tristeza, a frustação, a ansiedade e a raiva leva pessoas a desenvolver o autoconhecimento e empatia, fundamentais para elevar a qualidade de vida e a produtividade.

Isso acontece, pois, o autoconhecimento permite à pessoa explorar seus pontos fortes e focar no desenvolvimento ou até mesmo respeitar suas limitações. Essa consciência também promove a capacidade de identificar no outro suas características a ponto de conseguir o melhor de cada indivíduo e, consequentemente, potencializar os resultados de uma eventual equipe para a empresa.

Outra face importante da habilidade de lidar com as emoções se revela na capacidade de administrar conflitos, tão fundamental no dia a dia das corporações.

Dentro do contexto do autoconhecimento pode-se destacar 5 pilares fundamentais:

  • Autopercepção – capacidade de perceber a sí mesmo frente às situações pessoais e profissionais. Essa capacidade também permite ao indivíduo identificar sua capacidade de se relacionar consigo mesmo.
  • Autocontrole – capacidade de gerir sua reação frente aos acontecimentos recorrentes ou extraordinários.
  • Automotivação – capacidade de mover-se de forma proativa frente aos desafios para alcançar seus objetivos.
  • Empatia – comunicar-se de forma não verbal e espontânea. Capacidade de se colocar no lugar no outro.
  • Práticas Sociais – capacidade de se relacionar e trabalhar em equipe.

Pessoas que possuem um alto controle emocional, autoestima elevada e autoconfiança – características consequentes de quem busca o desenvolvimento do autoconhecimento – possuem maior capacidade para identificar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia do trabalho.

É importante ressaltar que promover o autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional dos profissionais exige foco e determinação por parte da alta direção. Além dos desafios operacionais disputarem a energia da empresa (e muitas vezes absorver toda sua energia), o clima interno, resultado das emoções dos indivíduos que fazem parte da estrutura empresarial, evolui e pode apresentar-se diferente a cada momento.

A Expertise oferece soluções para desenvolver o autoconhecimento de líderes e suas equipes. A Avaliação de Perfil  identifica as competências e potencial de cada colaborador, o que pode orienta-los no seu plano de carreira e seu desenvolvimento profissional.

Outra solução oferecida é o Coaching, que além de promover o autoconhecimento, define metas e objetivos futuros, assim como plano de ação para sua realização.

Entre em contato com a Expertise, vamos tomar um café para falarmos como essas e outras soluções podem ajudar a você, profissional, ou sua empresa, empreendedor.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Agende uma reunião!