183222.6033
1898826.7564

5 Pilares da Relação Interpessoal

30/03/2017 0 comentários

relação interpessoal representa uma conexão estabelecida por um grupo de pessoas. Principalmente no mundo corporativo, cada uma dessas características contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos trabalhos apresentados. Conheça os 5 pontos mais significativos e melhore ainda mais os seus objetivos profissionais.

Autoconhecimento

Esse pilar é um facilitador de questões emocionais, pois conhecer a si mesmo nos faz analisar o impacto que causamos nos outros, e a sabermos quais as características que nos incomodam e, assim encontrar formas para lidar com elas.

Além disso, o autoconhecimento age como um mediador de possíveis conflitos de personalidade nos relacionamentos com a nossa equipe.

Empatia

É a capacidade de se colocar no lugar do outro, na prática, empatia é nada mais que entender, tentar compreender o que passa na mente do próximo, como e por que se sente assim, mas pensando como ele, a partir de suas crenças e valores. É a análise de determinada situação pela perspectiva de alguém que está envolvida nessa mesma situação que você.

A pessoa empática consegue captar, extrair informações muito além de palavras, consegue identificar emoções e expressões corporais significativas em seu interlocutor.

Tornar-se uma pessoa empática demanda tempo e dedicação, é preciso ser um bom ouvinte, observador e ter interesse em ajudar ao próximo.

Assertividade

Assertividade é uma habilidade muito valorizada no ambiente de trabalho. É a capacidade de nos comunicarmos de maneira clara, franca, direta e acima de tudo respeitosa. Com essa aptidão é possível desenvolver relacionamentos saudáveis.

Para sermos assertivos é necessário sabermos ouvir, falar, expressar novas vontades, opiniões e dificuldades, de uma forma que não sejamos agressivos com o próximo.

Cordialidade

Gentileza, simpatia e solicitude é ter cordialidade com as pessoas. Mostrar cortesia pelo próximo, pela sua equipe e por todos com quem você tem um relacionamento é ser cordial.

Cordialidade é agradecer alguém olhando nos olhos, é dar aquele “bom dia” ao chegar no trabalho, é abrir a porta para um colega que está com as mãos ocupadas.

As pequenas gentilezas do dia a dia que fazem a convivência com as pessoas que nos cercam melhor e a nossa companhia desejada.

Ser cordial sem esperar por nada em troca, facilita o bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Ética

Ética é o conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana dentro da sociedade.

As empresas seguem os preceitos éticos estabelecidos pela sociedade, assim eles são aplicados em suas regras internas, direcionando para o bom funcionamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos para criar um bom relacionamento entre toda a empresa.

Podemos ser empáticos, assertivos, cordiais e ter muito conhecimento, mas, se não formos conduzidos pela ética, o equilíbrio não consegue ser mantido.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Agende uma reunião!